Publicado por: majuhbass | setembro 22, 2009

Experimento da ESFERA DE ÓLEO

Densidade é uma propriedade física da matéria, cada substância tem a sua, que é normalmente comparada à densidade da água.

Neste experimento, será observada a relação de densidade de uma gota de óleo de cozinha e um sistema água + álcool, vendo a profundidade da esfera no recipiente.

Foi colocado água no copo medidor; logo em seguida o óleo, que ficou aleatoriamente espalhado, já que eles não se misturam. Depois foi despejado, aos poucos, o álcool. Conforme a densidade foi sendo alterada, a mancha de óleo foi se juntando e se transformou em uma esfera. Se continuamos a colocar álcool, a solução vai ficando cada vez mais leve, e a esfera (mais pesada) afunda.O óleo é menos denso que a água, mas mais denso que o álcool. Quando adicionamos gotas de óleo à solução água + álcool, a posição das gotas dependerá da proporção de álcool e água. Se a proporção for de 50% pra cada, as esferas ficarão no meio do recipiente. Isso porque a densidade da solução fica igual à densidade do óleo. Com 150 ml de água e 75 ml de álcool (50% da quantidade de água), a esfera já se desprende da superfície. O óleo sofre pressão de todos os lados, se tornando uma esfera.

Esta é mais uma das experiências legais que você encontrará por aqui e poderá reproduzir em casa! Vejam no vídeo como ficou legal as esferinhas boiando! Reparem que elas ficam sempre no mesmo plano.

Para fazer essa experiência, usamos materiais bem simples, que se encontra facilmente na cozinha da sua casa: 1 copo de ½ litro transparente; 1 colher de sopa; álcool etílico; água; óleo de cozinha.

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: